quarta-feira, 12 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem - PAUSA - Moacyr Scliar

PAUSA
Moacyr Scliar
Público alvo: 7ºs e 8ºs anos.

Situação de Aprendizagem:

1-    Questionar o título.
2-    Leitura feita pelo professor instigando o aluno a levantar hipóteses (neste momento, os alunos não têm acesso ao texto).
3-    Inferências:
 Ÿ Que trabalho é este que necessita ser feito aos domingos?
 Ÿ Samuel é funcionário ou patrão?
 Ÿ Por que ele estaciona o carro duas quadras distantes?
 Ÿ O que percebemos com a frase do gerente “Chegou mais cedo hoje”?
 Ÿ Que mulheres são estas que o convidam a entrar no quarto?
 Ÿ O gerente o chama de Isidoro, por quê?
4-    Variações diacrônicas: Localizar informações que comprovem que o texto não faz parte do nosso cotidiano.
 Ÿ “despertador de viagem, deu corda”
 Ÿ “jornaleiro gritando”
5-     Localizar trechos que comprovem o tempo cronológico:
 Ÿ “as ruas úmidas de cerração”
 Ÿ “às duas e meia da tarde”
 Ÿ “Às sete horas o despertador tocou”
6-    Intertextualidade: Solicitar aos alunos que levem músicas que tenham domingo como tema. Exemplos:
Ÿ Domingo no parque, de Gilberto Gil
Ÿ Ouro de Tolo, de Raul Seixas
7-    Percepção de outras linguagem:
Ÿ Metáforas: “no planalto da testa”, “nas colinas do ventre”
8-    Sensibilização: em uma cartolina, cada aluno escreve uma palavra que o remeta a pausa.
9-    Uma das principais características da crônica é a observação do comportamento humano. O que podemos observar sobre o comportamento de Samuel?
 Ÿ Promover um debate sobre: ética no casamento, individualidade, felicidade, sinceridade, etc.
10-  Biografia: Fazer a pesquisa e questionar se o uso da segunda-pessoa tem algo relacionado a naturalidade do autor.
11-  Produção de texto:
Sugerimos dois temas (dentre vários outros possíveis), porém dependerá do que o professor prefira enfatizar:
           Ÿ “Um dia de domingo”
           Ÿ “Minha pausa”

       Atividade elaborada no encontro presencial pelas professoras: Irene W. Donatelli, Lúcia Helena, Simone Loner e Viviane Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário